Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Concurso Descobrir a Floresta


A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, tendo como objectivo mobilizar a comunidade para assegurar a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável das florestas a nível mundial.
O presente Concurso é uma iniciativa promovida pelo Comité Português para as Comemorações do Ano Internacional das Florestas e dinamizada por um grupo de trabalho formado no âmbito do referido comité. O grupo de trabalho é constituído pelos seguintes Organismos: Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural/ Autoridade Florestal Nacional (AFN), Ministério da Educação/ Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), UNESCO e Agência Ciência Viva.
O Concurso Descobrir a Floresta apresenta-se como um desafio à comunidade educativa na concepção de trabalhos versando o estudo de um ecossistema florestal a nível local, regional ou nacional Pretende-se envolver alunos, professores e as escolas, com o apoio de autarquias/empresas, na concepção de trabalhos que promovam a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de conhecer, gerir e preservar as florestas de uma forma sustentável.
A inscrição no concurso é realizada através do preenchimento de uma ficha, pelos Directores das Escolas/Agrupamentos, disponível no endereço http://area.dgidc.min-edu.pt/descobrir_floresta/login.asp, à qual se acede com o código GEPE das Escolas/Agrupamentos.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Home - O mundo é a nossa casa

«Home - O Mundo é a Nossa Casa», realizado pelo fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand e produzido por Luc Besson, é um belíssimo documentário, filmado a partir do céu de mais de cinquenta países. Trata-se de uma sensibilização da opinião pública mundial para a urgência em alterar modelos de desenvolvimento e estilos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária. A propósito do Ano Internacional das Florestas, divulgamos aqui uma parte desse documentário.
Lembramos aos professores que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento dispoem de um conjunto de recursos para abordar a temática das florestas.

Exposição sobre o Dia Internacional contra a Discriminação Racial


Os alunos de 5º ano inscritos na disciplina de EMRC realizaram trabalhos que se encontram expostos na Biblioteca Escolar. É uma exposição alusiva ao tema da discriminação racial, trabalhado na Unidade lectiva “A fraternidade”. 

Apesar deste dia se comemorar apenas a 21 de Março, por indisponibilidade de espaço para expor na Biblioteca nessa data, a exposição foi antecipada, decorrendo até dia 4 de Março.

Exposição "Gastronomie Française"


No âmbito da disciplina de Francês, os alunos do 8ºano fizeram um trabalho de pesquisa subordinado ao tema "Gastronomie Française". Esta actividade consistiu na selecção de uma das 22 regiões de França e, seguidamente, na pesquisa de uma receita típica. Os trabalhos foram enviados para a plataforma da Escola e expostos na Biblioteca, entre os dias 21 e 25 de Fevereiro do corrente ano.
 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Autor do Mês - rectificação dos alunos sorteados

Pedimos imensa desculpa. Não foi indicado o sorteado da EB 2,3 Barbosa du Bocage. Aqui vai.
O sortudo foi o Bruno Silveira, nº4, do 5º 6ª.

Ao trabalho então!
Ficamos à espera da biografia.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Autor do Mês (Fevereiro) - alunos sorteados


Desta vez, o desafio era mais difícil… a autora do mês era Alice Vieira!

                                                  http://www.capuchinhos.org/leigos/?p=400


Os sorteados foram os seguintes:

Carolina Jacinto, 3º A, Escola dos Arcos e
André Salgado, EB1 nº3 Montalvão

Continuem a participar!