Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Homenagem a José Afonso

Por iniciativa do Grupo de Educação Musical, teve lugar no Auditório da EB 2,3 Barbosa du Bocage, no passado dia 27 de Abril, uma homenagem à figura ímpar do músico e compositor José Afonso. Foi ainda objectivo desta iniciativa dar a conhecer alguma da sua música aos alunos dos 2º e 3º ciclos da escola. O concerto, dedicado a estes  alunos, teve o seguinte programa: “Senhora do Almortão”, “Balada do sino”, “Milho Verde”, “Canto Moço”, “Venham mais cinco”, “Sete mulheres do Minho” e “Grândola Vila Morena”.
O jovem público esteve atento, interagiu com os músicos/cantores e revelou o seu agrado aplaudindo entusiasticamente cada actuação. Mais uma demonstração que a música de José Afonso é intemporal.
Obrigado ao Grupo de Educação Musical por este momento!



Exposição sobre o 25 de Abril

Está patente até amanhã, dia 29, na Biblioteca Escolar, uma exposição de trabalhos sobre o 25 de Abril, realizados por alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de História.




domingo, 24 de abril de 2011

Maior Que o Pensamento

Enquadrado nas comemorações do 25 de Abril, a RTP1 vai transmitir, ao longo de três dias, um documentário inédito sobre a vida e obra de José Afonso.
"Maior Que o Pensamento" tem a duração de cerca de três horas e será transmitido em três partes: "Primórdios", dia 24; "Combate", dia 25 e "Liberdade", dia 26.
A não perder!


RTP - MAIOR QUE O PENSAMENTO - Liberdade

sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


Assinala-se hoje, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Este dia, inicialmente denominado Dia Internacional do Livro, teve a sua origem na Catalunha, em 1926, com o intuito de comemorar o nascimento de Miguel de Cervantes, a 7 de Outubro. Em 1930, o dia foi alterado para 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes. Em 1996 a Unesco instituiu 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de, neste dia, se assinalar também o falecimento de dois outros escritores, Josep PLa, escritor catalão e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia da Terra


Quercus enumera 7 pecados ambientais de Portugal no dia da Terra

A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, anunciou, no dia da Terra, os 7 pecados ambientais com que Portugal se depara.
Identificados como pecados de insustentabilidade, estes são os principais problemas relacionados com o ambiente que Portugal apresenta:

1. O Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável caiu no esquecimento

A cimeira das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento realizou-se há 8 meses, e o prometido Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável ainda não ganhou forma. Mais uma vez as promessas do governo, continuam somente a ser promessas e sem implicações práticas.

2. A remodelação ao financiamento das autarquias não é o correcto

Numa fase em que o Governo decidiu alterar as taxas do Imposto de Selo e a contribuição autárquica é necessário ponderar o método de distribuição do financiamento público. Não se deve construir inconscientemente, há que ter em conta valores naturais e paisagísticos.

3. Portugal consume cada vez mais energia

Vivendo em tempo de crise, Portugal apresenta valores preocupantes, tendo em conta que estamos em recessão económica e continuamos a aumentar a intensidade energética do país. Isto significa que para além de estarmos a gastar muito mais energia do que era suposto para a nossa face de desenvolvimento económico, estamos também a desperdiçar, cada vez mais, energia e recursos.

4. Excesso de tráfico em circulação

O excesso de carros e transportes em circulação origina: mais gasto energético, mais emissões, mais ruído e mais congestionamento.
Portugal é um dos cinco países que está na rota para uma insustentabilidade no sector dos transportes, tendo também concentrações de poluentes muito acima da média do que é permitido pela legislação europeia.

5. Portugal desperdiça por ano 3 100 000 000 000 litros de água

Portugal consegue desperdiçar por ano vários milhões de litros de água. Apesar de existir um Programa Nacional para o Uso Eficiente de Água, este só teve parte teórico, pois nunca foi aplicado. É necessário que na agricultura, na indústria e no consumo privado, se faça um uso eficiente e sustentável da água.

6. A Conservação da Natureza ainda não passou à parte prática


Apesar de já ter sido elaborada uma Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, muitos dos seus objectivos ainda continuam por concretizar. Os Planos de Ordenamento do Território das áreas protegidas continuam por implementar, bem como, ainda existem muitas áreas da Rede Natura 2000 por ordenar.

7. Reciclagem ainda longe dos hábitos portugueses

Reutiliza-se menos que o desejável, recicla-se menos que o esperado e no final de contas instalam-se mais incineradoras.
A reutilização de embalagens com tara de retorno verifica-se menos, e a reciclagem urbana ainda não apresenta valores significativos para o ambiente. Por sua vez, a última opção desejável é aquele que se procura mais, a incineração, ou seja, a queima de resíduos.

Posto isto, é tempo de reflectir sobre o ambiente e aquilo que será o nosso futuro próximo. Estas opções calham a todos, e todos temos que contribuir.

Tenha um papel activo para uma vida mais verde


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água inaugurou-se uma exposição alusiva à água e à importância da floresta na sua preservação. O grupo de Música com os seus alunos apresentou momento musical relativo à temática.

A empresa “Águas do Sado”, madrinha da EB 2,3 Barbosa du Bocage, esteve presente na pessoa da Eng. Ana Oliveira para assistir às comemorações do Dia Mundial da Água.


sábado, 2 de abril de 2011

Encerramento da Semana da Leitura


Na passada 6ª feira, 25 de Maio, encerrámos a “Semana da leitura”, cujo mote era “Florestas de Livros”, em ambiente de magia, imaginação e criatividade.
As turmas 11 e 12 do 6ºano deliciaram-se, ouvindo a leitura musicada de excertos das obras: ”O jardim secreto”, A casa na árvore” e o “Poema Ecológico”, pela professora Ana Luísa Coelho.
De seguida, a professora, conversou com os alunos, que expressaram os sentimentos que as leituras lhes tinham suscitado.
Num último momento, procedeu-se a uma pequena dramatização, tendo como cenário a beleza inspiradora da música.

A Primavera chegou à EB 2,3 Barbosa du Bocage!

O Departamento de Expressões comemorou a chegada da Primavera e o Ano Internacional da Floresta, com bandos de andorinhas pelas paredes da escola e uma instalação de flores e árvore brancas.

O JI dos Arco juntou a esta exposição um espantalho e árvores coloridas realizadas pelos alunos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exposição "Florestas"

Está patente até ao próximo dia 8, na Biblioteca Escolar, uma exposição de trabalhos de alunos subordinada ao tema "Florestas". Os trabalhos foram realizados na disciplina de Educação Visual, no Clube Origami e em Área de Projecto.