Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

terça-feira, 24 de maio de 2011

Exposição de desenhos de Afonso (Mélis)

Inaugura amanhã, dia 25, pelas 11.30h, e estará patente na Biblioteca Escolar até 31 de Maio, uma exposição de desenhos do Afonso António Mendes Pires de Carvalho, aluno da turma 10, do 6º ano, da nossa escola. Trata-se da sua primeira exposição individual, e nela apresenta trabalhos realizados entre 2006 e 2011.
A não perder!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Semana da Europa

  
Decorreu entre 5 e 12 de Maio, na escola sede do Agrupamento, a ”SEMANA DA EUROPA”.
            Desta Semana constaram várias actividades, desde uma exposição na Biblioteca Escolar, relativa à temática da Europa, passando pela comemoração do “DIA DA EUROPA” e da entrega de prémios aos alunos vencedores do “CONCURSO de DESENHO”, promovido pelo Clube Europeu, em parceria com o Centro Europe Direct da Península de Setúbal.
            Foram expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, em Área de Projecto, na disciplina de Geografia e no Clube Europeu. Estiveram também expostos os vinte melhores trabalhos dos alunos que participaram no “CONCURSO DE DESENHO” e Subordinado ao grande tema: “2011 ANO EUROPEU DO VOLUNATRIADO E DA PARTICIPAÇÃO CIDADÔ.
            No dia 9 de Maio – DIA DA EUROPA – a Escola recebeu a visita do Sr. Governador Civil de Setúbal, Dr. Manuel Malheiros, que proferiu algumas palavras alusivas ao dia, assim como, a Diretora e a  Subdiretora do Agrupamento.
            A sessão abriu com um grupo de alunos do 6º Ano que tocaram o Hino da Europa, em flauta de bisel,  vestidos com camisolas representativas dos vinte e sete Países da União Europeia. Em forma de introdução, uma aluna do 9º ano apresentou uma retrospectiva histórica relativa à União Europeia, desde os primórdios até à actualidade. As suas palavras  serviram de mote à intervenção do Sr. Governador Civil. 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Autor do Mês - aluno sorteado

Neste nosso último desafio, a participação foi reduzida. O autor a que dizia respeito o texto era o António Torrado! O aluno sorteado foi o Duarte Cordeiro, nº 9, do 4º A, da Escola nº3 de Montalvão. Parabéns, Duarte! Agora terás que fazer uma pequena biografia original do autor (citando as fontes) e enviá-la para o nosso email ou entregar à Professora Bibliotecária da Escola. Terás então direito a um prémio! Ficamos à espera do trabalho.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bob Marley, o rei do reggae, morreu há 30 anos - Vida - Sol

Bob Marley, o rei do reggae, morreu há 30 anos - Vida - Sol

Exposição Anne Frank


 Anne Frank: uma história para hoje

A exposição “Anne Frank: uma história para hoje” apresenta-se como um instrumento educativo, com o objectivo de manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário a transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão, e de analisar o período durante o qual o regime Nazi esteve no poder.
A exposição oferece um conteúdo extremamente actual para reflexão. A história é contada através da perspectiva da família Frank e é relacionada com a história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos no mundo actual, com o objectivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como liberdade, respeito mútuo, Direitos Humanos e democracia.
Acrescenta-se a importância, para os dias actuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos Direitos Humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e democráticas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

O Autor do Mês - o desafio de Maio


Tenta identificar o(a) autor(a) a que o texto diz respeito. Caso saibas a solução faz um comentário neste post, registando a resposta e indicando o teu nome, ano, número e turma. Se fores aluno do 1º ciclo, deves ainda indicar a escola. Atenção, tens de fazê-lo até ao dia 15!

E de mais um bom escritor,
Eu lhes vou hoje falar,
Que desde muito novo,
Começou a publicar.

Mui diversa é
A sua actividade profissional:
Poeta, pedagogo, jornalista, escritor,
Argumentista, dramaturgo, produtor…
Também trabalha em parceria,
Em programas de televisão
E é coordenador de cursos
De poética expressão.

Considerado por muitos
Um dos autores mais famosos
Da Literatura Infantil
A sua obra é extensa,
Muito diversificada.
Ao lê-la, toda a criança
Sente interesse,
Fica encantada.

Como exemplo dessa escrita,
Algo lhes vou recordar
Se não conhecem, vão ler
Creio, irão adorar.
“A Nuvem e o Caracol”,
“O Manequim e o Rouxinol”,
“Vasos de Pé Folgado”,
E ainda adaptado
“O macaco do Rabo Cortado”.

Descobriram?
Digam lá,
Vamos todos descobrir
Quem será este escritor
A quem me estou a referir?