Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Experimente partilhar


Uma mulher explica a duas crianças que as terá de deixar por cinco minutos, enquanto vai chamar um fotógrafo, deixando-as com um lanche que poderão comer depois de contarem até três. No final da contagem, e destapado o prato, as crianças vêem que apenas uma delas tem uma sandes para comer. Nenhuma das crianças duvida quanto ao que fazer: dividir o lanche com o parceiro que não tem nada para comer.

“Experimente partilhar” é a mensagem da Organização Não Governamental “Accion contra el hambre” (Acção contra a fome). “Num Mundo com capacidade para alimentar o dobro da população, 3,5 milhões de crianças continuam a morrer anualmente por desnutrição aguda”.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Workshop - Diário Gráfico

Traz um amigo e vem desenhar no sábado, dia 22 de outubro, entre as 10 e as 12 horas, na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Barbosa du Bocage.

Uma iniciativa do Grupo de EVT

O Autor do Mês - alunos sorteados

Neste nosso primeiro desafio, a participação foi extraordinária! O autor a que dizia respeito o texto era Pablo Picasso. Os alunos sorteados foram a Daniela Marques, nº 6, do 4º A, da EB1 nº3 de Setúbal (Montalvão) e o Gonçalo Rosário, nº14, do 5º6, da EB 2,3 Barbosa du Bocage. Parabéns a ambos! Agora terão que fazer uma pequena biografia original do autor (citando as fontes) e enviá-la para o nosso email ou entregar ao(à) professor(a) bibliotecário(a) da escola, até ao final do mês. Terão então direito a um prémio! Ficamos à espera do trabalho.
 
 

domingo, 16 de outubro de 2011

Ateliê de escrita criativa - Encontro com Margarida Fonseca Santos


No dia 10 de outubro de 2011, na aula de Língua Portuguesa, participámos num ateliê de escrita criativa, dinamizado por Margarida Fonseca Santos.
            Margarida nasceu no dia 29 de novembro de 1960, em Lisboa. Tirou o curso superior de piano, no Conservatório Nacional, e foi professora de Formação Musical no ensino vocacional. Começou a escrever em 1993, tendo publicado, entre outros, o manual de escrita criativa, Quero ser escritor!. Foi, ainda, responsável pela coluna “Crescer a ler” do suplemento de educação do Jornal de Letras (JL). Atualmente, também colabora com vários grupos e companhias de teatro.
            Com a Margarida, realizámos várias atividades de escrita criativa: formámos palavras a partir de um determinado grupo de letras, criámos um texto (uma espécie de trava-línguas) com essas palavras, descobrimos, a partir de textos que ela nos leu,  caraterísticas de personagens através das suas ações e comportamentos (caraterização indireta) e também experimentámos descrever uma personagem utilizando essa mesma técnica. Por fim, analisámos um mapa de histórias referente à fábula A Lebre e a Tartaruga e contámos a história começando em diferentes momentos da ação.
            Gostei muito das atividades, principalmente do mapa de histórias e da descrição das personagens. Aprendi que escrever desta forma pode ser muito divertido.

            Deixamos, aqui, o primeiro desafio que ela nos propôs:
            Forma nove palavras a partir das letras PTROA





Soluções do desafio: optar, parto, porta, potra, prato, rapto, topar, trapo, tropa