Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Autor do Mês, desafio de novembro - alunos sorteados

A participação no nosso concurso continua a ser excelente. O autor deste mês é Jean de La Fontaine.


Os alunos sorteados foram o Martim Miguel Pereira Reizinho Silva, nº 23, do 4º A, da EB1 Nº3 de Montalvão e a Mariana Horta Ribeiro, nº 16, do 5º 3ª, da EB 2,3 Barbosa du Bocage.
Parabéns aos dois!
Ficamos a aguardar a biografia do autor.
Continuem a participar!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Autor do Mês - desafio de novembro


Tenta identificar o(a) autor(a) a que o texto diz respeito. Caso saibas a solução faz um comentário neste post, registando a resposta e indicando o teu nome, ano, número e turma. Se fores aluno do 1º ciclo, deves ainda indicar a escola. Atenção, tens de fazê-lo até ao dia 15!
 
Meus meninos vamos lá,
Tomem todos atenção,
Nos versos que vão seguir-se,
Vou falar-vos de alguém,
Cujas histórias escutadas,
Vos devem ter já deixado,
Uma feliz recordação.
  
Seu nome próprio Jean,
De nascimento Francês,
Foi em Paris que estudou,
E cedo se dedicou,
À escrita, à literatura.
Escreveu poemas, contos, fábulas….
Com histórias de animais,
Divinamente contadas
E recordadas,
E por todos adoradas.

“ A lebre e a tartaruga”,
“ O Leão e o rato”,
“ A galinha dos ovos de ouro”,
São algumas
Das muitas que escreveu,
Todas elas como sabem,
Encerrando um fim moral.
De quem será afinal,
Que lhes estou a falar?

Vamos todos lá pensar…
Descobriram?
Estão a ver?
Em caso afirmativo,
O nome do fabulista
Podem-no já escrever.

Biografia de Picasso por Daniela Marques (4º ano, Montalvão)


Pablo Ruiz Picasso é considerado o artista mais famoso do século XX. Possuía muitas qualidades artísticas e a sua obra é composta por desenhos, pinturas, esculturas e fotografias.
Nasceu no sul de Espanha, na cidade de Málaga, no dia 25 de outubro de 1881. O seu pai era o pintor e professor de desenho José Ruiz Blasco e a sua mãe chamava-se Maria Picasso Lopez.
Viveu alguns anos em Barcelona e depois mudou-se para Paris. Em 1901, o seu amigo Casagemas suicidou-se e Picasso começou a pintar quadros tristes em tons de azul.
Em 1905, as obras são mais alegres, com tons claros e apresentam cenas do mundo do circo.
Após 1906, Picasso começou a utilizar as formas geométricas como linguagem artística, iniciando um período que é designado por ”Cubismo”.
Picasso pintou um quadro que é conhecido por “Guernica” para mostrar a sua revolta, quando os soldados de Hitler bombardearam a cidade basca de Guernica, provocando a morte e o sofrimento de muitas pessoas.
Faleceu em 1973, no dia 8 de Abril, com noventa e um anos, em França. No dia 10 do mesmo mês, foi sepultado no jardim do seu castelo de Vauvenargues.

Fontes:
Santos, Margarida Fonseca(2008), Génios do Mundo-Picasso, Lisboa, Zero a oito
Buchholtz, Elke; Zimmermann, Beate(1999),Pablo Picasso-Vida e obra, Hong Kong, Konemann
http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=picasso

Daniela Marques – 4.º ano A
E.B. 1 n.º 3 de Montalvão

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Novo site: dar e reutilizar sem nada em troika (expresso)

Novo portal de doações e trocas lançado hoje.

Tem um sofá de que já não gosta? Eletrodomésticos ou material informático que funcionam, mas não utiliza? Livros a acumular pó ou roupa que não usa a encher os armários? E não sabe o que lhes fazer porque não conhece ninguém interessado nesses objetos? Ou precisa de uma mesa nova ou de uma peça para o computador e não tem dinheiro para comprar novo?
A partir de hoje - que é Dia Mundial da Poupança - pode encontrar uma solução social e ambientalmente correta para o problema. Basta abrir a Internet, clicar em www. dou.pt/   e aceder ao novo sistema de doações online. No portal dou.pt é feita a correspondência entre dadores e recetores por proximidade geográfica e de amizade, com ligação a redes sociais como o Facebook ou o Twitter. O portal já tem 5 mil seguidores, via e-mail e Facebook, a aguardar a "abertura de portas".
O projeto não tem fins lucrativos. "Quem dá recebe um sorriso", explica Pedro Saraiva, um dos mentores. E quem recebe terá de pagar €1. "É uma pechincha que permite credibilizar e autossustentar o projeto."
A ideia começou a mexer há cerca de dois anos, quando Pedro andava à procura de uma placa gráfica para o computador do pai. Em conversa com um amigo surgiu o desafio de promover a reutilização de bens de consumo, já que Portugal tem uma das taxas de reutilização mais baixas da UE.
"Temos um excesso de consumo face ao PIB per capita. Países mais ricos do que Portugal reutilizam muito mais", explica o jovem engenheiro, 34 anos, que trabalha em Espanha como consultor na área de estratégia numa empresa ligada a fundos de investimento.
Além das mais-valias ambientais o projeto tem forte cariz social: promove o voluntariado e a dádiva. A associação que lhe deu corpo conta com 30 voluntários e "o protagonista é o serviço dou.pt", afirma Pedro. E este surge na altura certa: "Em tempo de crise num país com características de novo-rico."
Por isso foi aplaudido como uma das dez melhores ideias que chegaram ao programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano. Com o apoio da Fundação Gulbenkian desenharam o modelo e estruturaram um projeto que articula parcerias com instituições de solidariedade social e com entidades gestoras de resíduos. O que não for reutilizado pode ser reciclado e o site referencia os pontos de recolha.
Razões não faltam para que a Agência Portuguesa do Ambiente apoie este "projeto inovador e dinâmico que vai ao encontro do desígnio nacional, ao prevenir a produção de resíduos e ao promover a reutilização", nas palavras do seu presidente. Mário Grácio salienta também a contribuição para "uma maior eficiência na produção de recursos e a redução das emissões de carbono".