Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS 2012


O Departamento de Matemática e ciências exatas participa no Campeonato de Jogos Matemáticos (pela quarta vez no Campeonato de Escola e no Campeonato de Concelho de Setúbal e pela terceira vez no Campeonato Nacional). Foi feita a inscrição em dois jogos, Ouri e Hex (2º e 3º Ciclos).
Esta atividade permite divulgar e promover o interesse pelos jogos matemáticos e desenvolver as capacidades matemáticas, pessoal e social nos alunos.
            Para possibilitar a participação dos alunos no Campeonato de Escola (donde resultaram os alunos a participar nos restantes campeonatos), foram marcadas várias sessões para o conhecimento de regras dos jogos do Ouri e Hex, na Biblioteca escolar. Nestas sessões os alunos delinearam estratégias e empenharam-se.
            Chegaram ao Campeonato final de Escola, os alunos:
 
JOGO DO OURI
2º CICLO
3º CICLO
1º LUGAR
Afonso Ramos
5º12
1º LUGAR
André Tavira
8ºB
2º LUGAR
Nuno Nascimento
5º3
2º LUGAR
Elisete Keba
8ºC
3º LUGAR
João Matos
5º2
3º LUGAR
Miguel Soares
8ºC
JOGO DO HEX
2º CICLO
3º CICLO
1º LUGAR
Rafael Samina
5º8
1º LUGAR
Gustavo Araújo
8ºB
2º LUGAR
Tiago Mendes
6º7
2º LUGAR
Rafaela Oliveira
9ºA
3º LUGAR
Miguel Magrinho
6º13
3º LUGAR
Nicoly Pádua
8ºC

            Informa-se que os alunos do 2º e 3ºCiclos, que obtiveram o 1º lugar nos diferentes jogos, marcarão presença no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, no próximo dia 9 de Março, no Estádio Universitário, em Coimbra.
            As professoras Elizabete Fernandes e Marisa Justo agradecem e dão os PARABÉNS a todos os participantes no Apuramento para o Campeonato final de Escola.
            As professoras deixam ainda, o agradecimento aos professores José Perdigão e Augusto Campos. O agradecimento ao professor José Perdigão deve-se ao fato de se ter disponibilizado a produzir o cartaz para o evento, tendo sido disponibilizado às outras escolas do concelho, que integram o campeonato. Ao professor Augusto Campos, pois colaborou com as professoras no dia do evento.


Professora Elizabete Alexandra Fernandes
                                               Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

José Afonso morreu há 25 anos


Esta quinta-feira, passam 25 anos sobre a morte do cantor e compositor José Afonso, uma das maiores referências da música popular portuguesa e que se notabilizou por ter sido o autor da canção que foi a senha da Revolução do 25 de Abril, «Grândola, Vila Morena».
Falecido a 23 de Fevereiro de 1987, com 57 anos, Zeca Afonso, como também é conhecido, começou a sua carreira com a gravação de fados e baladas de Coimbra. Porém, viria a ser pela interpretação de canções, onde a mensagem era tão importante quanto a melodia, que ficaria a ser conhecido.
Ainda antes do 25 de Abril, gravou em Londres, Madrid e Paris, sempre tendo em atenção a realidade portuguesa, álbuns como «Traz Outro Amigo Também», «Cantigas do Maio», «Eu vou ser uma toupeira» e «Venham Mais Cinco».
Um mês antes da revolução, o cantor interpretou «Grândola, Vila Morena» no Coliseu de Lisboa, ao lado de Adriano Correia de Oliveira, Fernando Tordo e Manuel Freire.
Em 1983, já numa fase avançada da sua doença, regressou ao Coliseu de Lisboa para o seu último espectáculo. As homenagens multiplicaram-se e é condecorado com a Ordem da Liberdade.
Dois anos depois, Zeca Afonso edita o seu último disco, "Galinhas do Mato", no qual, devido ao estado da doença, não consegue interpretar todas as músicas previstas.
Actualmente, muitas das músicas de Zeca Afonso continuam a ser gravadas por diversos artistas portugueses e estrangeiros. O seu trabalho continua a ser reconhecido e apreciado. Eternizado.

TSF
Sara Edite Mendes

 

 
Se voaras mais ao perto _ José Afonso from Eurico Coelho on Vimeo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Autor do Mês


A resposta ao desafio de Janeiro é os irmãos Grimm.
Os alunos sorteados foram a Andreia Filipa Gonçalves, nº4, do 4º A, da EB1 Nº2, Santa Maria da Graça e a Carolina Canas de Matos, do 6º 10ª da EB 2,3 Barbosa du Bocage.
Parabéns!

Entretanto, aqui vai o desafio deste mês. Poderão responder até dia 29.

Ao longo de alguns meses,
Certos escritores famosos,
Temos vindo a recordar.
Vamos ver se hoje decifram,
Quem é o grande escritor,
Que há 200 anos nasceu,
E de quem lhes vou falar.

Grande romancista inglês,
Viveu no séc. XIX.
Mui famoso e popular,
Escreveu muitos romances,
Em episódios mensais,
Inicialmente serializados ,
Mas que p’lo interesse tido,
Foram depois publicados.

Pai de família numerosa,
De humanos sentimentos,
Defendia os oprimidos.
Humorista genial,
Seu estilo literário
Une a fantasia ao real.

Sua obra, é notável.
Séries de histórias,
Muitas delas de Natal.
Muitas peças de teatro,
Poesias, contos, novelas…
E conhecidos romances
Na literatura mundial.

“As aventuras de Oliver Twist”,
 “David Copperfield”,
“Um conto de Natal”,
Ajudam-te a decifrar,
Quem é o grande escritor,
De quem te estou a falar?


Rosário Ramos

Internet Segura



No dia 7 de Fevereiro - Dia Europeu da Segurança na Internet - a sala de Audiovisuais da BE/CRE da EB2,3 Barbosa du Bocage recebeu várias turmas que puderam assistir a uma sessão sobre utilização segura da internet. Trata-se de uma parceria Epis - Microsoft, sendo esta responsável pelos materiais apresentados. As várias sessões foram dinamizadas pela Mediadora Epis e por professores de TIC da escola e envolveram cerca de 366 alunos.
Está prevista, igualmente, uma Sessão para Pais e Educadores, aberta a todo o Agrupamento, no dia 28 de Fevereiro, às 18:30h, no auditório da EB2,3 Barbosa du Bocage, para que estes possam ajudar os seus filhos/educandos a utilizar o computador em segurança.

Semana da Internet Segura

Também, neste âmbito, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento promoveram atividades na semana de 6 a 10 de Fevereiro: debates nas aulas de Formação Cívica; sessões informativas com turmas do 4º ano; sessão informativa para turmas do 2º ciclo “Internet Segura e Netiqueta (6 de Fevereiro), com a presença da profª Teresa Marques, do Centro de Competências TIC, da ESE de Setúbal; sessão informativa para Encarregados de Educação “Segurança na Internet” (9 de Fevereiro) e divulgação de vídeos sobre a temática.