Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Twitter


O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey (EUA) e rapidamente ganhou notoriedade e popularidade em todo o mundo. É por vezes descrito como o SMS da Internet. Hoje é considerado a maior rede de informação mundial, gerando mais de 50 milhões de mensagens por dia. Trata-se de um micro-blogue que permite mensagens instantâneas (tweets) que não podem exceder os 140 caracteres.

O Twitter permite comunicação/interacção rápida e fácil numa comunidade de utilizadores. É mais dinâmico que um blogue, uma vez que os participantes recebem de forma instantânea as actualizações feitas e têm a possibilidade de fazer retweet (twittar conteúdo postado por outros usuários). Com ele podemos divulgar uma notícia, um acontecimento, um link, tecer um comentário, fazer a recomendação de um livro ou de um filme, marcar uma reunião, colocar uma dúvida, etc.

Ao nível educativo o Twitter pode ser explorado de diversas formas. Pode ser uma plataforma para se emitir uma opinião sobre determinado assunto, responder a uma pergunta, discutir um tema ou produzir individual ou colectivamente um pequeno conto, por exemplo.

Para quem se quiser iniciar, aqui vai um link:
http://www.slideshare.net/ShopTour/twitter-shoptourweb3


Para quem pensa utilizar o Twitter como um recurso educativo:
30 maneiras de usar o Twitter na sala de aula
http://docs.google.com/present/view?id=dhn2vcv5_118cfb8msf8

Sem comentários:

Enviar um comentário