Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Centenário da República

A implantação da República foi um acontecimento marcante na História de Portugal e rompeu com o regime monárquico que vigorou durante oito séculos e que não fora capaz de conduzir o país ao progresso...
     A revolução do 5 de Outubro de 1910 foi uma lufada de esperança para um povo  cansado da fome e da miséria em que vivia e que, naquele dia, pôde sonhar. Contudo, as mudanças que se seguiram não se traduziram no ansiado bem-estar económico e na consequente melhoria das condições de vida do imenso grupo de desfavorecidos que povoava o país.
      A luta pelo poder, travada pelas diferentes facções políticas, a par das dificuldades económicas, deu origem a uma instabilidade política nunca vista em Portugal.
     A República comemora o seu centenário e os professores de História e de EVT da escola Barbosa du Bocage quiseram associar--se às comemorações, desafiando os alunos para a elaboração de trabalhos, no âmbito da 1ª República. O resultado figura, agora, numa exposição comemorativa dos cem anos da República, a qual poderá ser visitada até ao dia 8 de Outubro.

Profª Maria José Alves


1 comentário: