Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

25 de Novembro, um dia por todas as mulheres do mundo

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência  contra a Mulher.
Antes desta indicação da ONU, o dia 25 de Novembro já era vivido pelo movimento internacional de mulheres. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
Fonte: Rede Feminista de Saúde e OCDE

Em 1993, na Conferência Mundial sobre os Direitos Humanos que decorreu em Viena (Áustria), a comunidade internacional reconheceu que a violência contra as Mulheres é:

- uma violação grave dos Direitos Humanos
- uma forma de discriminação contra as Mulheres



Tanto as Nações Unidas como o Conselho da Europa consideram que a violência contra as Mulheres é um obstáculo à concretização da igualdade entre mulheres e homens, porque:

- decorre das relações de força desiguais entre mulheres e homens e conduz a uma discriminação grave contra o sexo feminino tanto na sociedade como na família;
- viola os direitos da pessoa humana e as suas liberdades fundamentais, impedindo de os exercer parcial ou totalmente;
- atenta contra a integridade física, psíquica e/ou sexual das Mulheres.




Violência doméstica tem cada vez mais vítimas - RTP Noticias

Trinta e nove mulheres morreram este ano vítimas de violência doméstica e 37 foram alvo de tentativa de homicídio. Os crimes foram, na maior parte das situações, perpetrados pelos cônjuges. Os números apontam para o aumento da violência em relação ao ano passado: são mais 10 mortes e nove tentativas do que em 2009, tendo os distritos de Lisboa e Setúbal maior concentração de casos.

Sem comentários:

Enviar um comentário