Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

domingo, 15 de abril de 2012

A Presidente do ANO EUROPEU DO ENVELHECIMENTO ATIVO veio à EB2/3 Barbosa du Bocage


Realizou-se na Escola EB2/3 Barbosa du Bocage, em Setúbal, de 5 a 9 de março, a semana dos direitos/deveres humanos.
Esta iniciativa decorreu no âmbito das atividades a desenvolver pelo Clube Europeu, desta Escola, em parceria com o Centro Europe Direct da Península de Setúbal.
A atividade teve como principal objetivo alertar os Jovens/Adolescentes, do 3º Ciclo, para esta temática, no momento em que o “Mundo” vive situações de permanente violação desses direitos/deveres.
Os alunos puderam manifestar as suas opiniões e pensamentos, escrevendo frases alusivas ao tema, num placard colocado no polivalente para esse fim. A adesão foi significativa.
Aproveitando o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Escola teve o privilégio de receber a Dra. Maria Joaquina Madeira, Presidente do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações.
Os alunos do 9º ano e dos cursos de educação e formação assistiram e participaram na  Palestra, divida por duas sessões, subordinada ao tema:” Os Jovens e o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo”.
A oradora começou por se referir ao dia 8, como uma data importante para as mulheres, porque, infelizmente, a mulher ainda é esquecida em muitos países e por ser a população feminina a que atinge maior longevidade. Referiu ainda o seu papel cada vez mais importante na sociedade, principalmente, no mundo ocidental.
Na sequência da sua intervenção, a Dra. Maria Joaquina questionou os presentes sobre o que seria para eles o envelhecimento. As respostas foram as mais variadas, desde serem pessoas realmente velhas, passando por serem pessoas com mais experiência e que nos podem transmitir mais conhecimentos e saberes.
Pegando nestes pareceres, a Presidente aproveitou para alertar os jovens que “envelhecer” na atualidade é diferente do passado. ´É preciso preparar a nossa velhice, de modo a termos qualidade de vida, pois a nossa esperança média de vida é cada vez maior e, por outro lado, a tendência é para cada vez haver mais idosos comparativamente com o número de jovens.
Os alunos perceberam a mensagem e por tudo isto, considero que o balanço desta atividade foi positivo e enriquecedor, pois muitos dos jovens despertaram e ficaram sensibilizados para os assuntos abordados.
Espero que os jovens de hoje que serão, os “menos jovens”, amanhã, ajudem a construir um mundo diferente, onde os mais velhos não sejam vítimas de descriminação.

A coordenadora do Clube Europeu,

Margarida Costa Ruivo



Sem comentários:

Enviar um comentário