Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana da Cidadania

A Exposição sobre a Semana da Cidadania está a decorrer, na Escola Básica 2º e 3º Ciclos du Bocage, na BECRE, desde o dia 14 até ao dia 18 de Março.
Os alunos do 3º Ciclo e as duas Turmas do Curso CEF realizaram trabalhos, no âmbito da Cidadania. Elaboraram cartazes, marcadores para livros e apresentações sobre os vários temas no contexto dos DIREITOS HUMANOS:
  • Direitos Humanos, no geral;
  • Direitos da Mulher;
  • Direitos dos Trabalhadores;
  • Direitos das Crianças;
  • Violação dos direitos humanos;
  • Notícias actualizadas, do mundo.
O ponto mais alto desta Semana, aconteceu no dia 16 de Março, “DIA DA CIDADANIA”, com a vinda à nossa escola do Senhor Governador Civil, Dr. Manuel  Malheiros, para assinalar a efeméride.
A Directora do Agrupamento, Dra. Lígia Figueiredo, a Subdirectora, Dra. Lúcia Figueira, em conjunto com os Coordenadores dos diferentes Departamentos acompanharam o Senhor Governador Civil, na visita guiada à Exposição, sob a orientação da Coordenadora do Clube Europeu, feita por alguns alunos.
Assim, o senhor Governador proferiu algumas palavras alusivas ao tema, dialogando amavelmente com os alunos com um discurso simples e formativo.
Foi recitado um poema, sobre os “Direitos Humanos”, projectado um powerpoint sobre o “Dia Internacional da Mulher”, tema escolhido pelas alunas que o apresentaram, justificando a escolha, pelo facto de serem mulheres. A este propósito, o Senhor Governador Civil, dando mostras de mais uma vez, ser uma pessoa comunicativa e afável, contou algumas histórias.
No final, deixou uma mensagem, no “caderno de sugestões”, que leu.
A Directora do Agrupamento agradeceu-lhe calorosamente a presença, com a certeza de um próximo regresso, aquando da Semana da Europa.
Esta foi mais uma actividade desenvolvida pelo Clube Europeu em parceria com o Europe Direct da Península de Setúbal, que mais uma vez disponibilizou informação sobre a União Europeia.
O balanço foi francamente positivo, com uma adesão entusiástica à iniciativa.
Não podemos terminar sem agradecer à Equipa da BECRE, por toda a ajuda prestada.
Terminamos apelando a todos os que lerem esta notícia: “Visitem a BECRE, vejam os trabalhos dos nossos alunos e dos vossos filhos, para que assim sintam que valeu a pena o trabalho e que os professores estão aqui para os incentivar, valorizar e elogiar quando é preciso”.

A Coordenadora do Clube Europeu

Margarida Costa Ruivo


Sem comentários:

Enviar um comentário