Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Exposição Anne Frank


 Anne Frank: uma história para hoje

A exposição “Anne Frank: uma história para hoje” apresenta-se como um instrumento educativo, com o objectivo de manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário a transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão, e de analisar o período durante o qual o regime Nazi esteve no poder.
A exposição oferece um conteúdo extremamente actual para reflexão. A história é contada através da perspectiva da família Frank e é relacionada com a história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos no mundo actual, com o objectivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como liberdade, respeito mútuo, Direitos Humanos e democracia.
Acrescenta-se a importância, para os dias actuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos Direitos Humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e democráticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário