Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Biografia de Picasso por Daniela Marques (4º ano, Montalvão)


Pablo Ruiz Picasso é considerado o artista mais famoso do século XX. Possuía muitas qualidades artísticas e a sua obra é composta por desenhos, pinturas, esculturas e fotografias.
Nasceu no sul de Espanha, na cidade de Málaga, no dia 25 de outubro de 1881. O seu pai era o pintor e professor de desenho José Ruiz Blasco e a sua mãe chamava-se Maria Picasso Lopez.
Viveu alguns anos em Barcelona e depois mudou-se para Paris. Em 1901, o seu amigo Casagemas suicidou-se e Picasso começou a pintar quadros tristes em tons de azul.
Em 1905, as obras são mais alegres, com tons claros e apresentam cenas do mundo do circo.
Após 1906, Picasso começou a utilizar as formas geométricas como linguagem artística, iniciando um período que é designado por ”Cubismo”.
Picasso pintou um quadro que é conhecido por “Guernica” para mostrar a sua revolta, quando os soldados de Hitler bombardearam a cidade basca de Guernica, provocando a morte e o sofrimento de muitas pessoas.
Faleceu em 1973, no dia 8 de Abril, com noventa e um anos, em França. No dia 10 do mesmo mês, foi sepultado no jardim do seu castelo de Vauvenargues.

Fontes:
Santos, Margarida Fonseca(2008), Génios do Mundo-Picasso, Lisboa, Zero a oito
Buchholtz, Elke; Zimmermann, Beate(1999),Pablo Picasso-Vida e obra, Hong Kong, Konemann
http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=picasso

Daniela Marques – 4.º ano A
E.B. 1 n.º 3 de Montalvão

Sem comentários:

Enviar um comentário