Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

terça-feira, 15 de junho de 2010

Podcast

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC, publicado através de podcasting na internet e actualizado via RSS. (1)
O podcasting é a técnica de distribuição de conteúdos áudio (e também de vídeo) através da Internet. A sua grande vantagem, é poder-se receber esse conteúdo para ser ouvido num computador pessoal ou num dispositivo portátil de áudio, como um leitor de mp3 (ou mp4, se o podcast for de vídeo), telemóvel (que suporte áudio em formato mp3), ipod, etc., para ser ouvido/visto quando e onde quiser.(2)
Ao nível das bibliotecas, para além de constituírem mais uma fonte de informação útil e apelativa, estes serviços, poderão servir para a divulgação de notícias, conferências, debates, entrevistas, contos de histórias, recitação de poesia, etc., de uma forma que se adequa aos padrões de consumo de informação pelos jovens.
Outra potencialidade é a de criação de conteúdos passíveis de serem explorados em contexto educativo. O recurso ao podcast permite adoptar metodologias personalizadas de trabalho, realização de actividades de forma autónoma e respeito pelo ritmo de aprendizagem de cada um. A sua utilização pelos alunos, na produção de trabalhos, incentiva, também, o treino de linguagens tecnológicas para se exprimirem.
Um exemplo interessante, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo desenvolve a iniciativa “À conversa com…” que visa promover o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos. Qualquer pessoa pode subscrever o podcast das sessões e recebê-las automaticamente.

(1) Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast>. Acesso em: 15 Junho 2010.
(2) Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Disponível em: http://www.biblioteca.cm-viana-castelo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=197&Itemid=284. Acesso em: 15 Junho 2010. 

Sem comentários:

Enviar um comentário