Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O teu filme é um livro

Com a presença de alunos de duas turmas do 9º ano, demos início, na passada quarta-feira, 9 de Fevereiro, à iniciativa "O teu filme é um livro", com a qual pretendemos proporcionar filmes de qualidade aos alunos e incentivar a leitura. É também nosso objectivo que o visionamento dos filmes tenha seguimento em trabalho curricular (neste caso na disciplina de Língua Portuguesa) e também em Formação Cívica.


“A turma” é baseada no livro “Entre les Murs”, de François Bégaudeau, (disponível na nossa biblioteca) que é também intérprete do filme. A realização é de Laurent Cantet. Este filme francês, foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2008.

Sinopse

“François, um professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar no liceu de um bairro problemático em Paris.
Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
As culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem dentro da sala de aula, um microcosmos da França contemporânea. Apesar de divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho mal pago.
François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos. Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário