Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

domingo, 16 de outubro de 2011

Ateliê de escrita criativa - Encontro com Margarida Fonseca Santos


No dia 10 de outubro de 2011, na aula de Língua Portuguesa, participámos num ateliê de escrita criativa, dinamizado por Margarida Fonseca Santos.
            Margarida nasceu no dia 29 de novembro de 1960, em Lisboa. Tirou o curso superior de piano, no Conservatório Nacional, e foi professora de Formação Musical no ensino vocacional. Começou a escrever em 1993, tendo publicado, entre outros, o manual de escrita criativa, Quero ser escritor!. Foi, ainda, responsável pela coluna “Crescer a ler” do suplemento de educação do Jornal de Letras (JL). Atualmente, também colabora com vários grupos e companhias de teatro.
            Com a Margarida, realizámos várias atividades de escrita criativa: formámos palavras a partir de um determinado grupo de letras, criámos um texto (uma espécie de trava-línguas) com essas palavras, descobrimos, a partir de textos que ela nos leu,  caraterísticas de personagens através das suas ações e comportamentos (caraterização indireta) e também experimentámos descrever uma personagem utilizando essa mesma técnica. Por fim, analisámos um mapa de histórias referente à fábula A Lebre e a Tartaruga e contámos a história começando em diferentes momentos da ação.
            Gostei muito das atividades, principalmente do mapa de histórias e da descrição das personagens. Aprendi que escrever desta forma pode ser muito divertido.

            Deixamos, aqui, o primeiro desafio que ela nos propôs:
            Forma nove palavras a partir das letras PTROA





Soluções do desafio: optar, parto, porta, potra, prato, rapto, topar, trapo, tropa

Sem comentários:

Enviar um comentário