Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

domingo, 16 de outubro de 2011

A sopa

Os historiadores referem registos alusivos à sopa com cerca de dez mil anos.
    A sopa não foi, portanto, inventada agora. Ela já fazia parte dos hábitos alimentares dos povos do mediterrâneo (gregos e romanos).
    A palavra sopa tem origem no sânscrito (língua de origem indiana): sú significa “bem” e pô, “alimentar”. Assim, “sopa” quer dizer “bem alimentar”.
    Os portugueses talvez sejam o povo que mais sopa consome, apesar de os mais novos não gostarem muito de o fazer.
    A sua riqueza nutricional, essencial ao equilíbrio do nosso organismo, é indiscutível e reconhecida mundialmente pela comunidade científica.
    A sopa resulta da cozedura, em água, de uma grande quantidade de alimentos, essencialmente vegetais e cereais, aos quais se adiciona um pouco de gordura (normalmente azeite) e, por vezes, carne, peixe ou ovo. É quase sempre comida à colher, no início da refeição.
    Vamos, agora, perceber melhor porque é que devemos comer sempre sopa, no inverno e no verão, ao almoço e ao jantar, nem que sejam só duas conchas.
    Os alimentos que constituem a sopa são muito ricos em vitaminas, minerais e fibras. Devido ao facto de se encontrarem dissolvidos na água da cozedura, o organismo faz um maior aproveitamento de todos os seus nutrientes. Para além disso, desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do intestino.
Por sua vez, o azeite transmite um aroma e um paladar únicos. Faz parte da dieta mediterrânica e é a gordura mais saudável que podemos utilizar na nossa alimentação. É composto por ácidos gordos monoinsaturados e rico em antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol e a prevenir as doenças cardiovasculares.
A sopa é, ainda, facilmente digerível, o que é vantajoso para as pessoas com dificuldades de digestão e mastigação.
Não nos podemos também esquecer do importante papel que a sopa desempenha no combate à obesidade: contrariamente ao que muitos pensam, a sopa de legumes fornece poucas calorias e, ao ser comida no início da refeição, faz com que se tenha menos apetite para o segundo prato, o qual é sempre mais calórico. Aqueles que têm um peso mais baixo podem ingeri-la no final da refeição.
A sopa apresenta muitas outras vantagens. É importantíssima para a nossa saúde e pode ser simplesmente deliciosa. Experimentem.

Referências bibliográficas:
. Peres, Emílio. Ideias Gerais sobre Alimentação Racional, 3ª ed., Caminho, Biblioteca da Saúde, Lisboa, 1982
. Feliciano, Elsa; Soares, Elsa; Nunes, Nuno. Acerca de Sopa(s), 2ª edição revista e aumentada, Lisboa, Abril 2003


Margarida Runa, nutricionista

Sem comentários:

Enviar um comentário