Bem vindo(a) ao blogue das Bibliotecas do AVE Barbosa du Bocage

domingo, 6 de junho de 2010

Recital de Poesia 2010


Nesta 3ª edição do Recital de Poesia da nossa Escola, este ano num dia muito especial, o Dia Mundial da Criança, a participação dos alunos foi significativa, superior à dos anos anteriores. Para além disso, a esmagadora maioria empenhou-se em apresentar um trabalho de qualidade e vários alunos recitaram poemas da sua autoria.

Foi também, e mais uma vez, uma oportunidade para se divulgar textos de poetas, portugueses e estrangeiros, escolhidos pelos alunos, com o apoio das professoras de Língua Portuguesa/ Português.

Foram declamados, por cerca de trinta e cinco crianças e jovens, poemas de José Carlos Ary dos Santos, Fernando Pessoa e Alberto Caeiro, Cecília Meireles, Luísa Ducla Soares, Bocage, Clarice Pacheco, António Nobre, Luís de Camões, Sebastião da Gama, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Sophia de Mello Breyner Andresen e Eugénio de Andrade.

O recital deste ano contou, ainda, com a preciosa colaboração das alunas Inês Gama e Rita Fernandes, da turma 10ª, do sexto ano de escolaridade, que desempenharam, com à vontade e um grande sentido de responsabilidade, as suas funções.

Familiares que assistiram ao espectáculo, para além de terem gostado, comoveram-se com algumas provas de afecto dos seus filhos e netos. E tais gestos de carinho também fazem parte da poesia que queremos que acompanhe as nossas vidas.

O júri foi constituído pelos professores José Morujão, Graça Ramalho e Vanda Lima.

O professor Rui Silva prestou toda a ajuda técnica, imprescindível à realização do evento.

Muito obrigada a todos!

Apresentamos, de seguida, os resultados do Concurso:

2º Ciclo

1º Prémio – Rodrigo Caria (6º 6ª), Uma casa na praia, Renato Caria

2º Prémio ex aequo – Miguel Ramos (6º 7ª), Tudo ao contrário, Luísa Ducla Soares e Ruben Rodrigues (6º 7ª), Auto-Retrato, Bocage

3º Ciclo

O júri decidiu não atribuir o 1º Prémio.

2º Prémio ex aequo – Miguel Gomes e Ana Carolina Lopes (8ºC): Mascarada, Manuel Bandeira; Ana Sofia Cordeiro (9ºD): Poema XX, Pablo Neruda.

O júri decidiu, ainda, atribuir um prémio à aluna Catarina Alexandra Oliveira Ferreira (5º 1ª). Apesar de não ter recitado o poema Inês de Castro, de José Carlos Ary dos Santos, a Catarina cantou-o e interpretou-o musicalmente, com uma grande qualidade. Recebeu, por isso, o Prémio Especial Júri.

Parabéns aos premiados e aos restantes, alunos, professores e encarregados de educação, aqueles que, enfim, ousaram fazer parte desta festa da poesia.

Por último, é nosso desejo que este recital tenha continuidade nos próximos anos lectivos, constituindo-se numa referência das nossas práticas e do trabalho desenvolvido no nosso Agrupamento, paralelamente com muitas outras actividades que, pela sua relevância pedagógica e cultural, merecem a atenção de toda a comunidade educativa.


1 comentário:

  1. Parece-me uma iniciativa muito interessante, mas pouco divulgada. Sou mãe de uma aluna do 5º 1ª e não tive conhecimento do recital.

    ResponderEliminar